RH Ágil: entenda o que é e quais as vantagens do modelo

  • por

O RH Ágil tem como base a metodologia ágil, que torna os processos mais simples, dinâmicos e iterativos, da concepção da ideia até o resultado final – Foto: Divulgação

Se antes ter uma gestão de RH Ágil dentro da sua empresa significava ter uma vantagem competitiva no mercado, atualmente não ter essa gestão aumenta substancialmente o risco de fracasso. Isso se deve ao fato de que as mudanças no mercado estão cada vez mais rápidas. Por isso, quem não conseguir se adiantar, ou, ao menos, acompanhar, corre grande risco de fracassar.

Logo, o time de RH da sua empresa precisa estar preparado para alcançar os resultados estratégicos além de ter capacidade de se adaptar rapidamente e com garantia da qualidade. Por isso, é fundamental entender o que é o RH Ágil e as vantagens de aplicar esta ideia ao seu modelo de gestão de pessoas.

O que é essa metodologia?

O termo ágil começou a ter destaque com o lançamento do Manifesto Ágil, em 2001. Está relacionado principalmente às áreas de tecnologia, com o foco na colaboração entre os times e as pessoas do negócio. Aos poucos, essa cultura foi alcançando outras áreas das empresas e, claramente, o RH não poderia ficar de fora. Dessa forma, a gestão de projetos em ciclos longos e fechados foi perdendo espaço para o método ágil. Isso significa apostar em ciclos menores de entrega, de forma mais colaborativa e flexível de acordo com as demandas atuais da empresa.

Qual sua a importância?

A mudança rápida e a demanda por novos aprendizados é uma realidade. Nesse contexto, ser ágil significa evitar desperdícios financeiros e pessoais. Assim, a empresa que conseguir monitorar as mudanças no mercado e se adaptar, será capaz de criar oportunidades e progredir de maneira mais sustentável. As tecnologias estão cada vez mais desenvolvidas e os processos mais automatizados. Apesar disso, existe um elemento que ainda não é possível de ser substituído: as pessoas. Dessa forma, é fundamental que o time de RH se insira também na cultura ágil e seja capaz de trazer a agilidade para a gestão de pessoas.

Quais são os princípios do RH Ágil?

Um profissional de RH comprometido com a metodologia ágil deve:

  • Valorizar mais as redes colaborativas do que estruturas hierárquicas.
  • Prezar pela transparência mais do que sigilo.
  • Focar mais na adaptabilidade do que na prescrição.
  • Inspirar e comprometer-se mais do que gerenciar e reter.
  • Promover mais a motivação intrínseca do que recompensas extrínsecas.
  • Preocupar mais com despertar o desejo do que obrigação.

A cultura ágil no RH valoriza e busca priorizar todas as questões acima, apesar de reconhecer também a importância das estruturas hierárquicas, o sigilo, a prescrição, o gerenciamento e retenção, as recompensas extrínsecas e a obrigação.

Quais seus benefícios?

Com a implantação da metodologia ágil, as pessoas deixam de executar apenas uma área específica dentro da organização para ter uma visão mais ampla de negócio. Sendo assim, são mais preparados para lidar com os novos desafios.

Logo, as decisões deixam de ser tomadas por um único time e passam a ser discutidas, levando em consideração diversas visões e aumentando as chances de uma tomada de decisão acertada e rápida. Além disso, na metodologia ágil, o foco do time de RH é o desenvolvimento da pessoa dentro da organização, a busca do engajamento e o enriquecimento da experiência dela enquanto colaboradora. Com isso, o funcionário se sente útil e pertencente à empresa, o que faz com que ele desenvolva um trabalho de uma maneira saudável e aumenta as chances de permanecer na empresa. Veja também: Arquitetura da recompensa: por que às vezes o incentivo falha?

A empresa que deseja implantar um RH Ágil deve ter uma liderança que inspire essa mudança. Continuar aplicando os mesmos processos em um mundo que exige uma adaptação cada vez mais rápida é estar condenando a organização ao fracasso. Sendo assim, o RH deve tornar-se ágil para propagar a inovação e o desenvolvimento em todas as áreas da empresa.

Quer saber mais sobre como estruturar um RH ágil e estratégico em sua empresa? Confira o vídeo RH para pequenas e médias empresas, por onde começar? que está em nosso canal do Youtube e veja como dar os primeiro passos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.