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5 erros ao contratar um funcionário

Errar ao contratar um funcionário gera prejuízo financeiro e perda de tempo precioso que poderia ser investido em outra atividade

A contratação de funcionários é um processo complicado, pois envolve várias etapas importantes. Essas etapas devem ser seguidas com muita atenção para que a contratação seja um sucesso. Isso garante que o melhor candidato seja escolhido para ocupar uma determinada vaga e, assim, possa potencializar os seus resultados. Justamente por isso, o processo de contratação não permite erros. Caso contrário, você irá desperdiçar tempo e dinheiro em uma pessoa que não irá trazer o resultado esperado para seu negócio. Neste artigo, vamos abordar sobre os principais erros que você pode estar cometendo na hora de contratar um funcionário e como evitá-los.

Não saber o perfil desejado para a vaga

Antes de começar o processo de contratação, você deve ter definido qual é o perfil da vaga, ou seja, as competências técnicas e comportamentais necessárias para realizar as atividades do cargo. Sem entender o perfil da vaga, as chances de contratar errado são grandes. Sem ter isso definido, você não terá clareza do tipo de pessoa que está procurando, fazendo com que sua seleção corra sério risco de não ser eficiente. Algumas considerações fundamentais antes de contratar são: Qual é a entrega esperada para essa vaga? Quais são as experiências desejáveis? Qual é o perfil comportamental esperado?

Evitar alguns erros comuns ao contratar um funcionário gera ganho de tempo e economia de dinheiro - Foto: Freepik.com
Evitar alguns erros comuns ao contratar um funcionário gera ganho de tempo e economia de dinheiro – Foto: Freepik.com

Acreditar fielmente no currículo

Para otimizar o tempo, você deve selecionar os currículos mais aderentes ao perfil que você busca. Nesse caso, o currículo é um grande aliado. Mas existe um sério risco: as pessoas podem mentir. Por isso, é importante que durante o processo de contratação, as habilidades e as experiências que constam no currículo sejam colocadas a prova. Para isso, você pode utilizar de perguntas durante a entrevista ou por meio de testes e provas.  Assim o candidato terá a oportunidade de demonstrar como é o seu rendimento e seu conhecimento. Isso permite que você avalie se ele está apto ou não a exercer a função em sua empresa e facilita a sua decisão de contratar um funcionário.

Não se preparar para a entrevista

A entrevista com o candidato é uma das etapas mais importantes durante o processo de contratação, pois, ao contrário do que parece, não uma simples conversa. Portanto, é fundamental que você tenha um roteiro bem estruturado para conseguir o máximo de informações possíveis sobre o candidato. As perguntas devem ser feitas de forma a investigar se suas características e conhecimento estão aderentes ao perfil da vaga. Além disso, é uma boa oportunidade de verificar se os valores dos candidatos estão alinhados com os valores da sua empresa.

Avaliar o candidato somente pelo perfil técnico

O perfil técnico dos candidatos são as experiências e habilidades que ele possui. Sem dúvidas, isto é algo fundamental e que deve ser avaliado durante o processo de contratação. Mas só isso não é o suficiente. A forma como a pessoa se relaciona com as outras pessoas no ambiente de trabalho, a proatividade e o envolvimento com a empresa são algumas das características comportamentais indispensáveis no momento da escolha pelo candidato ideal. Diante disso, podemos afirmar: é o perfil comportamental que irá definir se a pessoa irá vestir a camisa da empresa ou não, então, você precisa avaliar com muito cuidado.

Não passar as principais informações sobre a vaga para o candidato

Durante o processo de contratação, você não deve omitir informações importantes sobre a vaga para o candidato. Caso contrário, você pode perder tempo na contratação de um candidato que não tem interesse nas condições oferecidas pela sua empresa. É importante que você seja claro e objetivo ao tratar assuntos como: salário, horário, objetivos da função, entregas esperadas e política da empresa.

A contratação de um funcionário é um processo complexo, que gasta tempo e gera custos. Por isso, evitar erros pode ser crucial para não causar prejuízo para seu negócio. Dessa forma, é fundamental que a contratação seja assertiva: o melhor candidato, no menor tempo viável. Por mais que todo processo de contratação envolva um risco, ele pode ser minimizado, se ele for estruturado e focado na necessidade da sua empresa. Eu aposto que você se identificou com alguns dos erros abordados no texto.

Agora você já está mais preparado para contratar um funcionário de uma forma mais eficiente. Mas esse assunto é bem mais profundo e complexo. Se você quer se preparar melhor, não perca a nossa Liveclass sobre processos seletivos, que acontecerá no dia 21/05, às 19h, no Canal do Youtube da Néos Desenvolvimento. Será o momento que vamos revelar quais são as melhores práticas para que você faça uma contratação de sucesso.

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