Desenvolver a criatividade da equipe pode ser um diferencial competitivo para sua empresa
Em tempos de grandes desafios, onde os cenários mudam quase que diariamente, ter uma equipe criativa é um diferencial que toda empresa precisa buscar. A criatividade não engloba somente ter pessoas que criem coisas novas, mas também ter uma equipe que consegue lidar com imprevistos e ter jogo de cintura para solucionar problemas com mais facilidade e assertividade. Por isso, o líder precisa saber desenvolver a criatividade na equipe de trabalho, pois este é um fator crucial para atingir bons resultados nos tempos atuais. Para isso, vamos dar 4 dicas que você pode implementar para desenvolver o potencial criativo na sua equipe ou empresa. Confira:
Promova um ambiente cooperativo
Faça do ambiente de trabalho um local descontraído. Isso possibilitará que a equipe se comunique e crie vínculos mais facilmente. A comunicação entre os colaboradores é um dos fatores que incentivam a criatividade, ao passo que, quando trocam ideias, as pessoas podem discutir as questões e ter novos pontos de vista. Por isso, torne o ambiente de trabalho produtivo e não reprimido. Um espaço com regras muito rígidas pode inibir a equipe.
Leia mais: RH 4.0: cinco pontos para ficar atento.
Estimule a busca por informação
Informação é essencial. Então, incentive os colaboradores a conhecer melhor o mercado no qual atua e incentive-os também a pensar sobre sua forma de trabalhar. Conhecer e debater cases é uma ótima forma de entender como outras empresas e outras pessoas lidaram com um problema e como conseguiram encontrar uma solução. Além disso, instigue a equipe a conhecer o comportamento dos clientes e as mudanças na economia. Entender como as coisas funcionam e como ocorre o trabalho é essencial para desenvolver a criatividade na equipe de trabalho.
Saia da zona de conforto
Para conseguir criar algo ou ter uma solução inventiva, é essencial que se pense de uma forma diferente de aquilo que já está acostumado a imaginar. O “pensar fora da caixa” não é condição que somente os gênios possuem. Qualquer pessoa pode conseguir pensar em coisas diferentes, desde que colocada em situações diferentes às vividas comumente. Por isso, fuja do piloto automático e estimule sua equipe a fazer atividades diferentes, trocar de funções e quebrar a rotina. Incentive também a equipe a buscar por conhecimentos e informações fora da sua área, do seu mercado ou do seu segmento. A possibilidade de recombinar repertórios, habilidades e informações é fundamental para a criatividade.
Faça brainstorms
Brainstorm ou tempestade de ideias é uma técnica muito utilizada na criação de campanhas publicitárias. Você pode usá-la com sua equipe para criar produtos, serviços ou solucionar problemas. Trata-se de colocar no papel, sem restrições, toda e qualquer ideia que vier à cabeça, mesmo que pareça completamente absurda. Deixe fluir. Após não conseguir pensar em mais nada, dê uma volta e descanse. Depois de um tempo, volte e comece a filtrar e adaptar aquelas ideias que possam ser relevantes. Essa é uma excelente forma de fazer com que o cérebro aprenda a explorar as diversas possibilidades.
Além das estratégias para fomentar a criatividade, é importante que você deixe claro qual é o limite, quais são as regras, o que pode e o que não pode. Em nenhum contexto de criação, as possibilidades são infinitas ou totalmente abertas. Estabelecer o limite deixa a equipe mais segura de até onde pode ir.
O processo criativo da equipe ajuda as empresas a criarem novos produtos, prestarem novos serviços e resolverem problemas de forma rápida e eficaz. Por isso é tão importante desenvolver a criatividade na equipe ou na empresa. Se você quer saber mais sobre o assunto, assista ao vídeo que produzimos para o NTalks com o tema “Criatividade: como desenvolver o potencial criativo na sua empresa”, onde convidamos, para debater, o Prof. Dr. Hernando Neves Filho, uma das referências nacionais sobre o tema.