Proposta de valor é uma ferramenta estratégica que tem alta capacidade de gerar engajamento das pessoas
Liderança é um processo. Dessa forma, nenhuma liderança se estabelece sem uma proposta de valor adequada. Por isso, a organização deve ter proposta de valor tanto externa (para o mercado, que faça com que os clientes a procurem), quanto interna (que proporcione maior engajamento das pessoas aos objetivos da empresa).
Uma equipe só se torna de alto desempenho se houver uma proposta que seja relevante para seus membros. Sendo assim, ela deve gerar uma percepção sobre 3 questões: Como o desempenho futuro deve ser; o que ele deve produzir; e qual será a recompensa pessoal provável.
A proposta de valor impacta na retenção, na atração e no clima de trabalho. Na sua falta, as pessoas que permanecem na organização acabam ficando lá só porque precisam muito. Seja devido a necessidade da renda ou por não haver alternativas mais atrativas. A consequência disso é um ambiente de trabalho difícil, repleto de controle aversivo e com baixo desempenho.
Diante disso, organizamos os 5 passos que são fundamentais para construir uma proposta de valor de grande impacto na sua equipe.
Clarear os objetivos
Não existe proposta de valor se não haver clareza sobre qual é o desempenho esperado e quais resultados devem ser produzidos pela equipe. Se isso ainda não está claro, comece por aí.
Caso a equipe esteja dentro de uma organização, discuta isso internamente. Busque esclarecimento com quem está na estratégia. Caso esteja a frente de uma empresa, defina estes objetivos, seja internamente ou com apoio externo. Defina não só os resultados esperados, mas também o desempenho, ou seja, o que e como as pessoas devem fazer para alcançar estes objetivos.
Conhecer sua equipe
Entenda, partindo da sua equipe atual ou da sua estratégia, qual é o perfil da sua equipe. Utilizar estratégias de mapeamento de persona buscando compreender a sua jornada na organização, o que valoriza, seus objetivos, sonhos e desafios é um bom caminho. Dessa forma, a liderança consegue definir melhor quais recompensas são realmente relevantes para compor a proposta de valor.
Organizar quais valores a empresa vai entregar
Depois de conhecer a sua equipe, organize as recompensas que irão compor a proposta. Estas podem ser de vários tipos. Normalmente, essas recompensas têm a ver com remuneração, oportunidade de crescimento e carreira, desenvolvimento e reconhecimento social.
Definir os critérios de entrega
Uma proposta de valor potente é a que possui critérios claros entre o que é esperado e a recompensa pessoal provável. Por isso, defina de forma simples e direta o desempenho esperado e qual será a recompensa oferecida.
Documentar e divulgar a proposta de valor
Documentar é importante pois facilita a comunicação e evita distorções nas interpretações. Esse tipo de ação promove maior segurança e transparência para a equipe.
Divulgar é fundamental. Afinal, uma proposta de valor que a equipe não conhece, acaba por ter um impacto muito pequeno ou deixa de gerar efeito algum.
O que podemos ver é que a proposta de valor deve estar sempre presente. Assim, a liderança pode conseguir um efeito prático sobre o desempenho e retenção da equipe. Entretanto, tome cuidado! Nos momentos de mudança, deve-se dar ainda mais atenção a ela. Ao liderar uma organização para uma nova direção, tenha uma proposta de valor forte e relevante, ou todo seu esforço pode ir por água abaixo.
Caso ainda não tenha uma proposta de valor sua e da organização para a equipe que lidera, inicie hoje mesmo a estruturá-la. Sem isso, liderar uma equipe de forma a levá-la ao desempenho esperado mantendo um bom clima de trabalho, se torna quase impossível.
Você consegue descrever claramente sua proposta de valor para sua equipe? Deixe seu comentário e discuta com a gente suas dificuldades e seus sucessos. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre “A arquitetura da recompensa” em nosso Blog.