Ter algumas ações preparadas podem ajudar muito a enfrentar o Coronavírus
Nos últimos dias o avanço coronavírus tem tomado o noticiário no mundo todo. Com isso, as empresas têm sido afetadas em suas operações e rotinas. No Brasil, estima-se que nas próximas semanas o Covid-19 deve se espalhar e infectar milhares de pessoas em todas as regiões. Para que este risco não afete a operação da sua empresa e gere prejuízos irrecuperáveis, separamos cinco ações fundamentais de gestão de pessoas que as empresas devem tomar a partir de agora para estar mais preparada para que o avanço do vírus não trave a operação da empresa.
Acalme a equipe e traga bastante informação para ela
O primeiro efeito do avanço do coronavírus é psicológico, as pessoas estão entrando em pânico, com medo de serem infectadas e de sofrerem grandes danos à saúde. Nem todos vem acompanhando os reais efeitos da infecção pelo novo coronavírus, é importante então desde já trazer as informações reais sobre como ele é transmitido, sobre a taxa de gravidade entre os infectados (que é próxima a 20%) e a letalidade, que é próxima a 3% na população em geral e perto de 0,2% para pessoas com menos de 40 anos. Combata às notícias falsas sobre a doença.
Instrua sobre como tomar ações preventivas
A melhor forma é a prevenção, então, instrua as pessoas a lavarem as mãos, utilizar álcool em gel em seguida, e a não tocar a boca, nariz e olhos sem antes ter feito a higienização correta. Disponibilize também na empresa álcool em gel nos banheiros e em outros ambientes. Destaque a importância de evitarem aglomerações, como eventos, shows, jogos de futebol, dentre outros.
Instrua sobre o que fazer se apresentar os sintomas
Muita gente não sabe exatamente o que fazer no caso de apresentar sintomas de infecção pelo coronavírus. Oriente as pessoas a procurarem a rede de saúde o quanto antes, para que um médico avalie e julgue a necessidade de internação ou quarentena. Divulgue os números das unidades de saúde, endereços e como acioná-las.
Crie uma regra e uma estratégia para o caso de detecção do coronavírus em pessoas da sua equipe
Prepare-se para ter pessoas na equipe infectadas. Crie uma regra sobre como a empresa deve agir caso alguém tenha uma suspeita ou confirmação de caso de infecção por coronavírus. Crie também uma estratégia para a empresa agir quando houver também um caso suspeito ou confirmado na família de alguém que trabalha na empresa. A recomendação e orientar este funcionário a fazer o teste de coronavírus e, dentro do possível, ficar de quarentena até a confirmação ou não da sua infecção também.
Crie um plano de contingência para o caso de um surto
Ainda que não tenha um caso na sua equipe, crie um plano de contingência para o caso de ocorrer um surto na cidade ou região na qual a sua empresa está localizada. Crie desde já condição para trabalhos no formato home-office e alternativas diferentes de trabalhar para que sua operação mantenha o máximo de funcionamento possível, como escalas de revezamento, modelos online de atendimento e outros. Envolver a equipe nesta criação pode ajudar na estruturação de alternativas realmente funcionais e viáveis. Crie previamente uma estratégia de parada e retomada da operação, caso isso se mostre necessário. É fundamental criar uma equipe ou estabelecer uma pessoa responsável por gerenciar esta crise, dando a ela o papel de manter a equipe informada, de acionar os gatilhos de alerta e de monitorar o avanço da doença no país, na sua região e na equipe interna da empresa.
É importante termos em evidência que este momento delicado é passageiro, embora exija grande atenção. Manter a serenidade é fundamental para tomarmos ações relevantes, mas ponderadas.
O Home Office tem se tornado uma prática comum nesse tempo de enfrentamento ao Coronavirus. Veja nosso artigo “xxxxx” para saber como otimizar a produção durante a pandemia.